quarta-feira, 22 de julho de 2009

Universidade friendly: USP cria programa de estudos para a diversidade sexual em 30/03


SÃO PAULO – A Universidade de São Paulo (USP) lança o Programa de Estudos da Diversidade (Homo)Sexual (PEDHS-USP). Para o pontapé do programa, acontece nos dias 30 e 31 (segunda e terça) o Colóquio Direitos Humanos e Diversidade (Homo)Sexual, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no campus da Cidade Universitária, em São Paulo, às 15h.


Aberto ao público, o colóquio vai contar com a participação do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH, Luís Antônio Marrey, da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Franco Reinaudo, da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual – CADS, o escritor João Silvério Trevisan, entre outros nomes.


O PEDHS-USP será um centro de referência universitária para estudos e documentação, além de trabalhos conjuntos com organizações que lidam com as causas LGBT. Com apoio direto da Reitoria da USP, o PEDHS pretende ser o maior núcleo de informações e documentação da memória homossexual brasileira.


“Nossa proposta é funcionar como um espaço multidisciplinar com instituições de todas as partes do Brasil”, diz Wilton Garcia, um dos participantes do programa. A criação do PEDHS na USP, além de reforçar a importância acerca dos direitos humanos em relação à homossexualidade, quebra tabus diante dos preconceitos na academia. Com isso, órgãos financiadores de pesquisa podem investir para a reconstrução e construção da memória homossexual no Brasil.


Serviço


Programa de Estudos da Diversidade (Homo)Sexual – PEDHS-USP
Onde: Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), Cidade Universitária
Quando: dias 30 e 31 de março


30/03 (segunda-feira)
Abertura – 15h
Ministro Paulo Vannuchi (Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH)
Luís Antônio Marrey (Secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo)
Franco Reinaudo (Diretor da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual – CADS / PMSP)
Prof. Dr. Ruy Alberto Corrêa Altafim (Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP)
Prof. Dr. Horácio Costa (Coordenador do PEDHS-USP / FFLCH-USP)


Mesa 1 – 15h30 às 17h30
Direitos Humanos e Diversidade (Homo)Sexual
Mediador: Prof. Dr. Horácio Costa (PEDHS-USP / FFLCH-USP), Palestrantes: Maria Berenice Dias (Desembargadora do TJ-RS), João Silvério Trevisan (Escritor)


31/03 (terça-feira)
Mesa 2 – 10h às 12h
Literatura, Diversidade (Homo)Sexual e Direitos Humanos
Mediador: Dr. Luís Henrique Proença Soares (ONG Via Pública – São Paulo), Palestrantes: Prof. Dr. Emerson da Cruz Inácio (FFLCH-USP), Prof. Dr. Ferdinando Martins (ECA-USP), Prof. Dr. Mário Lugarinho (FFLCH-USP)


Mesa 3 – 15h às 17h
Corpo, (Homo)Sexualidades e Direitos Humanos nas Artes
Mediador: Prof. Dr. Wilton Garcia (UBC), Curador/palestrante: Prof. Dr. Agnaldo Farias (FAU-USP), Artistas: Marco Paulo Rolla, Maurício Dias, Virgínia de Medeiros


Fonte: MundoMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este que vos fala!

Minha foto
Ateu, Socialista, Idealista, Humanista, Amante de Boa Música e de Bons Vinhos! Gay Nerd! Estudante de Fotografia e Hitória da Arte!

Existe poesia erótica ou tudo é pornografia?